Endodontia
A Endodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo tratamento das doenças da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais.
O tratamento do canal da raiz dentária consiste na retirada da polpa (nervo) do dente, que é um tecido encontrado em sua parte interna.
Uma vez que a polpa foi danificada, infeccionada ou morta, precisa ser removida. O espaço resultante deve ser limpo, preparado e preenchido. Este procedimento descontamina o canal e veda o seu interior. Por último é feito o selamento do canal, e a restauração do dente.
As causas mais comuns de polpa infeccionada ou morta são por motivos de:
Dente fraturado
Cárie profunda
Traumatismo, seja ele recente ou antigo
Estando a polpa infeccionada ou morta, se não for tratada, pode-se formar uma lesão na ponta da raiz que está dentro do osso formando um abcesso. O abcesso pode destruir o osso que circunda o dente, esse processo infeccioso pode se disseminar causando problemas sistêmicos e em casos graves, óbito.
A Endodontia tem como benefícios aliviar a dor e o desconforto associados à inflamação ou infecção da polpa dentária, preservar o dente natural, evitar a extração contribuindo assim para a manutenção da saúde e estética do sorriso.